Oferta online alarga em março com o curso "Geoparques", com inscrições até ao dia 29 de fevereiro. O curso decorre de 28 de março a 2 de maio de 2016.

Este curso visa fornecer as bases conceptuais sobre geoparques, apresentar iniciativas que devem ser desenvolvidas em geoparques e discutir exemplos de ações com impactos reais nestes territórios. Pretende, ainda, dar uma formação complementar a técnicos de conservação da natureza e ordenamento do território, geólogos, geógrafos, técnicos de turismo e de planeamento regional, assim como a alunos universitários destas áreas. A formação tem uma duração de quatro semanas.

Existem 120 geoparques em 33 países de todo o mundo, em particular na Europa e Ásia. Todos estes geoparques foram recentemente integrados no novo Programa Internacional Geociências e Geoparques da UNESCO, sendo  territórios distinguidos formalmente com o título "UNESCO Global Geoparks". Nos países de língua portuguesa, existem quatro geoparques globais da UNESCO em Portugal e um no Brasil.

Área científica: Ciências do Ambiente/ Geociências
ECTS: 2 créditos